sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Corridas - Percurso de fim-de-semana com 21 Km em Niterói - 15/06/2013


Nem sempre damos o merecido valor, mas, se olharmos com muita atenção, há sempre excelentes opções de lazer no "quintal" de nossas casas.
Exemplo disso é a orla de Niterói, que oferece aos seus moradores e a seus visitante um excelente percurso com 21 Km, passando por belas praias, pontos turísticos e, claro, bons restaurantes.
Quem já usou um GPS em suas corridas pela orla de Niterói certamente adivinhou que estou me referindo ao circuito Praia de Icaraí - Fortaleza de Santa Cruz - Praia de Icaraí, o qual, provavelmente, deve estar entre os trajetos favoritos de muita gente para os treinos de fim-de-semana.
Trata-se de um trajeto predominantemente plano e que é percorrido, em grande parte, em calçadões ou por ruas de pouco movimento.
Para quem ainda não conhece este trajeto, vão aí algumas dicas.
O corrida tem início no calçadão da Praia de Icaraí, em frente à Rua Lopes Trovão.
Após aproximadamente 1 Km de trecho plano em calçadão, inicia-se a subida da Estrada Leopoldo Fróes, com o uso de uma ciclovia, já que as calçadas desta via são estreitas e, muitas vezes, são usada indevidamente como estacionamento de veículos.
Logo no início desta subida, há um pequeno mirante, de onde é possível ter uma visão de toda a Praia de Icaraí.
Toda a Estrada Leopoldo Fróes tem, em média, 2 Km.
Ultrapassada a Estrada Leopoldo Fróes, iniciam-se os calçadões das Praias de São Francisco e de Charitas, que, somados, têm 2 Km planos, aproximadamente.
Ao longo deste trecho, para quem não se dispôs a levar (ou esqueceu) a sua própria hidratação, é possível comprar água mineral, coco ou isotônicos em barraquinhas e quiosques instalados ao longo das praias.
O calçadão de Charitas termina em frente ao Clube Naval, quando, então, se incia a subida da Avenida Carlos Ermelindo Marins, que leva ao bairro de Jurujuba.
O primeiro trecho desta avenida requer atenção do corredor, pois é percorrido em calçada estreita ou na pista de rolamento, que, em alguns trechos, permite a passagem de apenas um veículo por vez.
O 7º Km de corrida traz uma boa opção de visita a monumentos históricos de Niterói e se você não for correr o trajeto todo, vale dar uma passada no Forte São Luiz, instalado no alto do Morro do Pico.
Trata-se de uma antiga fortificação administrada pelo Exército Brasileiro, de onde se tem uma visão privilegiada da Baía de Guanabara e da zona sul do Rio de Janeiro (maiores informações sobre este Forte e sobre a sua visitação podem ser obtidas no site da Fundação Cultural do Exército Brasileiro: http://www.funceb.org.br/espacoCultural.asp?materia=261).
Se você não desistiu no 7º Km, então você ainda terá 3,5 Km até a Fortaleza de Santa Cruz.
Ainda por calçadas estreitas, o percurso segue em direção à colônia de pescadores de Jurujuba, da qual vale a pena tratar um pouco mais à frente.
Ao final desta colônia de pescadores, a corrida passa a ser realizada pela Estrada General Eurico Gaspar Dutra, que é um espetáculo à parte.
Em primeiro lugar porque, próximo ao 9º Km, estão as Praia de Adão e Eva, que são quase desertas.
Em segundo lugar porque, até a chegada à Fortaleza de Santa Cruz, o trajeto neste trecho é percorrido margeando a Baía de Guanabara, junto a belos costões.
E, por fim, porque a Fortaleza de Santa Cruz é uma fortificação incrível, cuja construção foi iniciada em 1555, com uso de pedra, cal e óleo de baleia, e que teve grande relevância na defesa de nossa costa e em diversos eventos importantes da história pátria.
Se os 10,5 Km  percorrido até aqui já o satisfizeram, não perca a oportunidade de fazer uma visita guiada ao interior da Fortaleza, porque a beleza do local e as histórias relatadas pelos guias são surpreendentes.
Maiores informações sobre a visitação da Fortaleza podem ser obtidas no site http://www.funceb.org.br/espacoCultural.asp?materia=265.
Caso a sua meta tenha sido atingida nestes 10,5 Km e a sua corrida tenha fim nesta fortificação, não se preocupe com o seu retorno ao ponto de partida, pois desta fortaleza - apesar de um pouco demorada - parte uma linha de ônibus com destino ao centro de Niterói.
Quanto à colônia de pescadores, deixei para tratar dela na última parte da postagem, pois nela estão bons restaurantes de frutos do mar, ou seja, se você iniciou a sua corrida já tarde, ou parou na Fortaleza, e não retornará correndo à Praia de Icaraí, está aí uma boa opção para repor as energias com um bom almoço, com vista para as Praia de Charitas e de São Francisco.
Agora, se a sua intenção é realmente percorrer os 21 Km, então, basta percorrer o mesmo trajeto e, ao final, relaxar na Praia de Icaraí com uma água de coco.
Para finalizar, para quem ficou interessado em percorrer o trajeto, ou parte dele, posto abaixo  um croqui e a altimetria de todo o percurso para facilitar a sua localização, assim como o esforço necessário para a sua conclusão.


Percurso
Altimetria

Abs e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário