Nada mais apropriado para começar a postagem neste blog do que relatar esta minha primeira caminhada. Primeiro porque foi um retorno ao contato com a natureza (nem sempre fui advogado, trancado em escritórios. Cheguei a cursar 3 anos de geologia... Não tem jeito, isso fica no sangue!). Em segundo lugar porque foi o meio pelo qual tive meu primeiro contato com o CEL (Clube Excursionista Light), no qual me encontro até hoje.
Pois bem, a realidade é que o meu retorno a esse tipo de atividade ao ar livre ocorreu após um passeio de bicicleta no qual o guia que me acompanhava relatou a experiência de travessias de Petrópolis a Teresópolis através da Serra dos Órgãos.
Após essa conversa, fiquei curioso em obter mais informações a respeito dessa travessia e, pesquisando na internet, acabei localizando o site do CEL (que já está postado no blog, juntamente com os de outros sites de clubes de excursionismo do Rio de Janeiro), no qual constava em seu informativo de atividades uma caminhada para o Morro do Cobiçado, no município de Petrópolis/RJ.
Entrei em contato e verifiquei os detalhes para a caminhada.
Ainda bem cedo, o grupo se encontrou no ponto marcado no Rio e rumou para Petrópolis, com direito a uma parada na Pavelka, para reforçar o café da manhã antes de colocar as pernas em movimento.
A caminhada é classificada como moderada. O seu início é suave, respeitando as curvas de nível do terreno, mas os últimos trechos são relativamente pesados, pois passam a cortar o relevo em direção ao cume quase em linha reta. Portanto, é bom ter algum condicionamento físico para a empreitada...
Mas devo confessar - principalmente para quem não tem um excelente preparo físico - que o esforço vale a pena! Do alto, com facilidade se avista a cidade de Petrópolis, além de incontáveis outras montanhas que compõem a Serra dos Órgãos.
A duração aproximada da caminhada foi de 2 horas para subir e 1 hora e 30 minutos para descer, pois tínhamos um grupo bem heterogêneo, tanto quanto ao preparo físico quanto à idade.
Quem um dia se interessar por fazer esta caminhada, aconselho que, além do básico (lanche, material básico de primeiros socorros e anorak), leve pelo menos 3 litros de água, protetor solar e boné. Como de costume, o melhor período para a caminhada é no inverno, pois o tempo, além de mais ameno, está menos sujeito à ocorrência dos temporais que são comuns nos fins das tardes de verão naquela região.
No mais, como turista na região, ao voltar para o Rio, vale outro conselho meu: dar uma parada na Casa do Alemão, na Washigton Luiz, para comer pão com liguiça acompanhado de Coca-Cola. Depois dessa caminha, o seu estômago agradecerá este mimo!
Obs.: outras fotos podem ser vistas no seguinte link: http://picasaweb.google.com.br/108300806397402382091/MorroDoCobicado#
Abs a todos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário