segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Notícias - Onça Parda flagrada no PARNASO - Teresópolis/RJ - 13/11/2010

A onça parda flagrada por armadilha fotográfica (Fonte: PARNASO)
Apesar de antiga, a notícia de 13 de novembro deste ano merece ser divulgada em razão da sua relevância.
Em razão do projeto de inventário de mamíferos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), pesquisadores, com o uso de armadilhas fotográficas, flagraram uma onça parda - também conhecida como suçuarana - nas proximidades da sede da unidade de conservação em Teresópolis/RJ.
Sem dúvida, uma boa notícia.
Apesar de eu não ser biólogo, parece que isto é um indicador de que o parque  deve estar em equilíbrio, pois está dando suporte à manutenção da vida de predadores de grande porte (uma onça parda macho pode chegar aos 100 kg).
Contudo, ainda não foi possível comprovar o que se tem como um dos principais objetivos do inventário de mamíferos do PARNASO: a confirmação da presença de onças pintadas nos limites do parque, já que há relatos nesse sentido e, em 2008, foram encontrados rastros  provavelmente deixados por essa espécie.
Agora, é torcer para que o trabalho prossiga com êxitos como o mencionado nesta postagem.
Reportagem completa no site oficial do PARNASO, através do linkwww4.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=3&id_arq=249.
Abs para todos e até a próxima!

3 comentários:

  1. fico feliz pela notícia,,,,mostra que ainda a fauna do Rio está sobrevivendo a tanto descaso.

    ResponderExcluir
  2. Sou Aluno de Engenharia de Meio Ambiente e fiquei feliz por saber que a ainda na região serrana do Rio animais de grande porte como as onças, pois era uma dúvida minha sobre a existência desses animais no estado do rio. Queria passar um relato também a respeito das onças, estive esse final de semana 27/03/11 na região serrana do rio na localidade de Lumiar em Nova Friburgo e houvi um relato de um senhor que é dono de uma pousada junto com um sítio na região, que a sua propriedade tem sido visitada por um animal de médio a grande porte a noite e tem atacado o seu galinheiro. Ele confirma que poderia ser uma onça. O propriedade fica perto da cova da onça, uma localidade que fica no encontro dos rios em lumiar.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Vinicius.
    De fato, também recebi com grande felicidade a notícia. Contudo, ela me fez rever hábitos de caminhada noturna e desacompanhado na região. Afinal, trata-se de uma animal selvagem de grande porte.
    Abs!

    ResponderExcluir